Conferencia Interamericana de Educación Matemática, XVI Conferencia Interamericana de Educación Matemática

Por defecto: 
O fazer cultural das louceiras do Maruanum no Amapá - Brasil: Religiosidade, Sustentabilidade e Cultura como possibilidades para o ensino de matemática
Romaro Antonio Silva, Pedro Victor de Lima Pires, José Roberto Linhares de Mattos

Última modificación: 2023-01-28

Resumen


As louceiras do Maruanum correspondem a vinte e quatro mulheres, anciãs, que residem dentro da comunidade quilombola Santa Luzia do Maruanum, localizada no sudeste do Estado do Amapá – Brasil. Sabe-se que o Brasil foi o último país latino-americano a abolir a escravidão, este triste marco na história do país deixou até os dias atuais uma dívida histórica com a sociedade afro-brasileira. Motivados em evidenciar o fazer cultural desses grupos sociais e as possibilidades para o ensino de matemática por meio da perspectiva da Etnomatemática, muito defendida por D’Ambrosio (2002) e Gerdes (2002) é que se alicerça este estudo. Optou-se por analisar todas as etapas do fazer cultural das louças de barro que são realizadas de acordo com uma tradição secular, que vem de geração a geração sendo realizadas com profundo respeito à natureza e as divindades. Os resultados encontrados demonstram possibilidades para o ensino de matemática.

Palabras clave


Programa Etnomatemática; Educação de Jovens e Adultos; Comunidades Quilombolas; Valorização Cultural; Educação Matemática.